Wii não deve ser única alternativa de exercício físico, diz cardiologista

A campanha contra a obesidade infantil nos Estados Unidos chegou ao mundo dos games. O Nintendo Wii (video game com jogos que simulam esportes) ganhou o selo Heart Check, da Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), normalmente usado em embalagens de comidas consideradas saudáveis. A empresa japonesa ainda anunciou a doação de US$ 1,5 milhão à associação.

De acordo com a AHA, a aliança é uma resposta ao sedentarismo e à obesidade infantil nos EUA, cujas crianças passam tempo demais em frente à televisão e jogando videogame.

Nintendo e associação dos EUA se unem contra obesidade e doenças cardíacas
Michelle Obama apresenta programa contra obesidade infantil
Jogar Wii em excesso aumenta risco de lesão

Ao contrário de outros jogos eletrônicos, em que só é necessária a habilidade com os dedos, o Wii faz com que o jogador mexa todo o corpo e muitos jogos são baseados em competições de esportes, como tênis, golfe e boxe.

Mas, apesar da iniciativa, o jogo não ajuda a combater o sedentarismo da mesma forma que exercícios formais. A cardiologista do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein, Luciana de Matos, afirmou que o Wii pode ser mais uma opção para praticar exercícios, mas não deve ser a única alternativa.

"Tenho medo dessas coisas que saem. Mantenho a posição de que o exercício físico é o que sabemos comprovadamente que é bom para o coração. O Wii é só uma opção, principalmente para quem tem limitações de sair de casa", explicou a médica.

Matos ainda ressaltou que é preciso ter cuidado com os movimentos repetitivos do video game e que quem pratica deve saber como controlar o exercício, se existe uma intensidade boa para o coração e qual jogo é o mais indicado.

Além disso, a cardiologista também contou que não existe um estudo que comprove que o video game possa ser uma alternativa de exercício físico, como a caminhada, por exemplo. "O exercício é diferente do vício, ficar três horas na frente da TV, por exemplo, não é saudável."

Já o presidente da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), Ari Timerman, avaliou como interessante a aliança entre a AHA e a Nintendo. "Isso é maravilhoso, o jogo é educativo e estimula a prática de exercícios. É uma forma de se movimentar sem precisar de companhia ou sair de casa."

Para Timerman, pequenos exercícios como caminhar, andar de bicicleta e descer um ponto de ônibus antes são alternativas válidas. "Como a criançada adora o universo eletrônico, une o útil ao agradável. Se você pedir para uma criança dar uma volta no quarteirão, ela não vai. Mas se você pedir pra ela jogar vídeo game, ela joga."

Fonte: Folha online, 18/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário