Pacientes de Parkinson andam de bicicleta

Um artigo publicado na última semana pelo jornal The New York Times aponta que andar de bicicleta pode ser possível para aqueles que sofrem com Parkinson. A atividade, proporcionaria, ainda, um aumento na qualidade de vida.

De acordo com o texto, o cientista médico Bastiaan R. Bloem da Radboud University Nijmegen Medical Center, na Holanda, conheceu um homem de 58 anos, com histórico de 10 anos com Parkinson, que andava de bicicleta.

A grande surpresa ocorreu porque o paciente ficava praticamente paralizado após dar alguns passos caminhando.

O Parkinson é uma doença neurológica, na qual algumas células que controlam os movimentos morrem, fazendo com que o paciente torne-se incapaz de andar.

Mas, apesar de poder dar apenas alguns passos antes de cair, o homem era um praticante regular de exercícios, um ciclista. Então, o Bloem acreditou que seria algo possível para outros pacientes no mesmo estágio da doença.

O cientista observou que ao andar de bicicleta, o paciente ‘perdia’ os sintomas da doença, mas assim que descia do veículo, eles retornavam.

Após esta experiência, Bloem pediu que outros 20 pacientes que sofriam severamente com Parlkinson andassem de bicicleta e todos conseguiram, apesar de não saber ao certo o porque.

Já havia relatos de pacientes que podiam dançar, caminhar ou subir degraus, mas apenas por alguns minutos. Mas nenhuma notícia de doentes que podiam andar de bicicleta por um longo período.

É claro que o medico não está sugerindo que pacientes de Parkinson peguem suas bicicletas e andem em meio a carros em avenidas movimentadas, afinal, eles precisam de ajuda para subir e descer do veículo. Mas podem praticar em áreas seguras.

De acordo com Bloem, uma explicação para a habilidade é que andar de bicicleta requer uma parte do cérebro diferente da usada para andar. Por isso, pode não ser tão afetada pelo Parkinson. Outra idéia diz que a pressão rítmica dos pedais nos pés dos pacientes ativa o sistema nervoso, permitindo o movimento necessário para pedalar.

Fonte: Corpo Saun, 05/04/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário